sexta-feira, 29 de julho de 2016

Pipoca de manteiga de amendoim

Pipoca de manteiga de amendoim

Receita do The Kitchn, com adaptações.

Rende: aproximadamente 4 xícaras

1/8 xícara (+- 3 colheres de sopa) de milho para pipoca
2 colheres de sopa de óleo vegetal (canola ou girassol)
1/4 xícara de mel
3 colheres de sopa de açúcar
1/4 xícara de manteiga de amendoim, sem açúcar, ou a sua própria caseira
1/2 colher de chá de extrato de baunilha


MODO DE PREPARO:

1 – Prepare uma fôrma retangular e bem grande untando com um pingo de óleo. Bem pouco mesmo!
2 – Use sua maior panela, preferencialmente com cabo. Coloque o óleo e deixe esquentar bastante. Então acrescente os milhos para pipoca e mexa balançando a panela. Não use colher ou espátula para fazer pipoca, o esquema é balançar a panela com o muque mesmo. Quando o primeiro milho estourar, tampe a panela e continue balançando até sentir que todos os milhos pararam de estourar. Retire do fogo e coloque as pipocas na fôrma retangular, espalhando todos em uma camada uniforme.
3 – Na mesma panela, coloque o mel e o açúcar e deixe cozinhar, borbulhando por 2 minutos. Retire do fogo e adicione a manteiga de amendoim, mexendo com uma espátula até misturar tudo uniformemente. Se a manteiga de amendoim estiver com dificuldade de se desfazer no mel, volte para o fogo baixo e mexa até que derreta. Acrescente a baunilha, que vai evaporar loucamente dentro da panela quente, mas misture para incorporar tudo sem medo.
4 – Com a mistura ainda quente, com muuuuito cuidado, derrame por cima das pipocas na fôrma, tentando cobrir todas elas o melhor que você conseguir. Eu sei, é difícil, é pegajoso e está quente. Vá com calma. Quando derramar tudo, comece a misturar as pipocas na fôrma para que todas fiquem com pelo menos um pouco da manteiga de amendoim caramelada. Seja consideravelmente rápido, já que conforme o caramelo esfria fica mais difícil de mexer e envolver as pipocas. Deixe descansar e esfriar completamente antes de servir. Ela não fica crocante, na verdade fica bem grudenta, mas achei o sabor incrível. Vale a pena para uma pipoca diferente naquele filminho mara com o seu amor!

Um comentário:

  1. Eu fiz a receita e ficou muito gostosa, a minha ficou crocante!!! Fiz com pasta de amendoim sabor avelã...

    ResponderExcluir