sexta-feira, 18 de setembro de 2015

GELADO DE CHOCOLATE COM CROCANTE DE CASTANTAS

Genteeeeeeeeeeeeeeeeeee, apresento aqui uma DELICIAAAAAAA de torta, tem muitos ingredientes leves, só que essa não posso chamar de funcional. Mas como ninguém é de ferro, e quando bate aquela vontade de algo docinho e diferente, saio em busca de novidades. Experimentem essa gostosura, claro não precisa devorar a torta inteira, um pedaço generoso é o suficiente ( kkk se conseguirem, parabéns). Nessa minha busca incessante por novidades culinárias na internet, eis que encontrei essa torta deliciosa. A receita é da Chef  Heloisa Bacellar, do Lá da Venda (um Armazém super charmoso que fica na Vila Madalena, em São Paulo--Abriu uma loja deles no Shopping JK IGuatemi) .  Espero que gostem porque eu ameiiiiiii!
Vamos a receita dos deuses.


















INGREDIENTES


Gelado
• 200g de manteiga sem sal
• 200g de chocolate meio amargo, quebrado em pedaços médios
• 1 gema
• 1/3 de xícara de açúcar
• 2/3 de xícara de leite
• Raspas de 1 fava de baunilha

Crocante
• 1 xícara de castanha-do-para, quebrada em pedaços
• 1/2 xícara de mel
• 1 pitada de sal
• Manteiga para untar




MODO DE PREPARAR


Gelado
1. Bata a manteiga até ficar bem fofa e cremosa, reserve.

2. Coloque o chocolate numa tigela média e reserve.

3. Misture, em outra tigela, a gema, metade do açúcar e reserve.

4. Aqueça o leite com o restante do açúcar e a baunilha. Quando ferver, despeje na tigela da gema e misture. Passe a mistura para uma panela e, sempre mexendo com uma colher de pau, deixe no fogo apenas até surgirem bolinhas nas laterais, o creme engrossar e cobrir o dorso da colher, mas sem ferver. Imediatamente, despeje o creme na tigela do chocolate e mexa até obter um creme liso e brilhante. Espere amornar. Com delicadeza, junte a manteiga.

5. Ponha a mistura em uma fôrma de uns 20 cm de diâmetro (não precisa ser de fundo removível, pode ser uma assadeira comum) e leve ao freezer por pelo menos 3 horas ou até por 1 semana. Se preferir, faça em uma tigela que possa ir à mesa, assim não precisará desenformar.

Crocante
1. Unte com manteiga a lâmina de uma espátula e uma superfície de mármore de uns 40 cm (ou separe um tapete de silicone).

2. Coloque as castanhas numa frigideira seca e vazia. Aqueça até que estejam secas e perfumadas. Em seguida, transfira para uma tigela. Na mesma frigideira, aqueça o mel e o sal, deixe ferver por 5 minutos. Retire do fogo, misture as castanhas, despeje na superfície untada e espalhe com a espátula. Se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara de chá de açúcar comum e misture as castanhas.

3. Deixe amornar, solte a placa de castanhas caramelizadas e quebre em pedaços pequenos (ou bata no processador, se preferir uma farofa grossa com pedacinhos dourados).

Dica: O melado pode ser um ótimo substituto do mel para caramelizar as castanhas. O crocante ficará menos brilhante, mas mais saboroso. Ou, se quiser, prepare um caramelo com 1 xícara (chá) de açúcar comum e misture as castanhas.

Finalização
1. Retire a fôrma do freezer meia hora antes de servir e mergulhe com cuidado em uma panela com água fervente, para o gelado se soltar totalmente do fundo e das laterais.

2. Desenforme sobre um prato raso. Deixe repousar por uns 30 minutos e sirva com o crocante (se quiser, decore também com raspas de chocolate).



Nenhum comentário:

Postar um comentário