quinta-feira, 3 de setembro de 2015

MADELEINES DE LIMAO




   Madeleines - São pequenos bolinhos de massa amanteigada (tipo "sponge cake") feitos em formato de conchas... Lindos, delicados, perfeitos para serem comidos em uma única mordida, acompanhados de chá ou café...
 A versão mais difundida para a origem das madeleines conta que, em 1755, numa situação de emergência, pois o confeiteiro titular faltara ao serviço, uma jovem empregada da marquesa Perrotin de Baumont preparou a receita da avó para um banquete em homenagem a Stanislas. O ex-rei e então duque de Lorena adorou a novidade e quis conhecer a autora, perguntando-lhe o nome, onde nascera e como se chamava a invenção. Ela disse chamar-se Madeleine Paulmier e revelou ter nascido em Commercy. Como o bolinho não possuía nome, Stanislas o batizou: “Vai se chamar madeleine de Commercy”. No dia seguinte, enviou a novidade para a filha comilona, Maria Leszczynski, mulher de Luís XV, na Corte de Versalhes. Até a morte do duque de Lorena, em 1766, a receita permaneceu secreta. Para alguns pesquisadores, foi Pantaléon Colombé, patriarca de uma família de confeiteiros e padeiros, quem a liberou ao conhecimento público. Segundo o historiador Charles Dumont, as madeleines de Commercy só começaram a fazer sucesso na França em meados do século 19, com a inauguração da estrada de ferro. Em 1939, ainda resultavam de produção artesanal, preparadas por seis confeiteiros, que elaboravam diariamente cerca de 2.500 bolinhos. Existem também as madeleines de Liverdum, igualmente na Lorena, porém menos conhecidas. Então pessoal  mais um doce francês para a gente conhecer e degustar.
 Sempre tive vontade de testar uma receita de madeleines, mas a ausência da forma específica me impedia... Na realidade, não conseguia imaginar as "madeleines" em outro formato que não fossem as tradicionais conchas...Se você esta curiosa pelo doce, e não tem a forma de madeleine, faça a receita em uma forma de mini cupcakes Antes de achar a forma específica de madeleines, encontrei um blog que ensinava uma receita com uma forma de mini cupcakes e ficou muito legal. Abaixo a receita de madeleines que fiz com a forma de madeleines, e sem seguida em uma forma de improviso. Se quiserem podem colocar a essência de sua preferência.  Espero que gostem.
  





MADELEINES DE LIMÃO
Rende: mais de 30

2 ovos
120 gramas de açúcar
2 colheres de chá de raspas de limão
100 gramas de farinha
3 gramas de fermento
uma pitada de sal (dois dedos)
100 gramas de manteiga, derretida



MODO DE PREPARAR

1 – Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar com as raspas até obter uma espuma. Pode bater com a batedeira ou com um fouet, mas talvez com um fouet seu braço canse rapidinho.
2 – Adicione a farinha, previamente peneirada junto com o fermento e o sal. Faça isso aos poucos, batendo até incorporar apenas. Em seguida, acrescente a manteiga já levemente fria. Se estiver muito quente, ela pode cozinhar os ovos.
3 – Se quiser, guarde a massa na geladeira dentro de um saco ziploc durante a noite e asse-os pela manhã. Isso ajuda o sabor a ficar mais concentrado. Quando for assar, pré - aqueça o forno a 220˚C, unte a fôrma de madeleines com manteiga e farinha, preencha apenas 2/3 de cada buraquinho e asse por uns 8 minutos. Ou até ficar levemente dourado, vai depender muito do seu forno, então fique de olho!
4- Se quiser quando sair do forno, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima das madeleines.

VOILÀ!!!!!
































MADELEINES - NA FORMA DE MINI CUPCAKES
Rende 20 unidades.

  • 4 colheres (sopa) de manteiga derretida e fria
  • 1/3 de xícara de farinha de trigo peneirada
  • 1/3 de xícara de açúcar
  • 2 ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
  • blueberries ou mirtilos
  • raspas de limão ou laranja (opcional)
  • açúcar confeiteiro para polvilhar
Aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma de cupcakes com manteiga e farinha.
Coloque o açúcar, os ovos e a baunilha na batedeira e bata até que a mistura cresça e fique esbranquiçada (cerca de 5 minutos).
Acrescente a farinha peneirada (e as raspas de limão ou laranja), a manteiga derretida fria e misture delicadamente com um fouet. Com uma colher, coloque a massa até a metade de cada molde e decore com alguns mirtilos no centro de cada bolinho. Leve para assar por 15 minutos.
Deixe esfriar um pouco, desenforme e coloque para esfriar em uma grade. Na hora de servir, polvilhe com o açúcar confeiteiro!











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário