terça-feira, 29 de setembro de 2015

MATERIAL BASICO PARA COZINHA

Amigos, este post, não é nenhuma  lista de presentes de casamento, mas sim, uma forma para quem esta iniciando agora no mundo culinário, e que gosta de arrumar a mesa,  ter uma base do que deveria ter em casa. Aqui não vai ser citado nenhuma baixela, pratarias e cristais. A ideia é atender quem precisa comprar o básico para o dia a dia, seja porque se mudou, porque se separou, porque se juntou, ou porque de tempos em tempos a gente precisa dar uma reciclada. Essas dicas quem passou foi a Rita Lobo, adoro o programa dela do COZINHA PRATICA no GNT. Sempre traz dicas super legais. E quando eu gosto, eu compartilho.



















PORCELANA, OU CERÂMICA
Arrume sua mesa com jogos diferentes, use aqueles três pratinhos herdados da sua vó, compre pratos variados nas feiras de antiguidade. Mas, se esta começando do zero, prefira peças neutras e sem estampas. Já quem gosta de comprar porcelana, para deixar a mesa harmoniosa, comece selecionando itens que tenham algo em comum: pode ser a cor, como os tradicionais azul e branco, ou uma estampa, como a floral.



BÁSICO
 prato principal
prato de sopa
prato de sobremesa
xícara de café
xícara de chá
tigela de cereais


PARA SERVIR

travessas e bowls de tamanhos variados
molheira
sopeira
bule de chá
leiteira



BRANQUINHO BÁSICO
Se eu fosse comprar apenas um jogo de louça ou não tivesse a menor paciência para ficar selecionando pratos diferentes para o jantar, escolheria algo bem neutro. Na mesa, um prato branco, equivale ao pretinho básico do armário feminino. Um curingão. Vai com tudo e muda de cara dependendo do acessório, ou melhor, do copo, do guardanapo, do talher. E a comida fica sempre elegante montada em um prato branco. Mas ele não precisa ser tão básico assim. Pode ter texturas, ser de materiais diferentes, como cerâmica. O prato de porcelana branco também se modernizou. Ele ficou mais encorpado, mais grossinho - o que é ótimo, alias, porque não quebra fácil naquela escorregada durante o manuseio.



COPOS
O básico

vinho tinto: pode ser usado para água e fermentados em geral (vinhos e cervejas)
long drink: serve para sucos, refrigerantes, destilados (uísque, gim) e coquetéis.

e depois.....

short drink: para servir uísque, caipirinha, bloody mary
champanhe: a taça fina e comprida ajuda a manter o gás e a temperatura: improvisar com a taça de borda mais aberta faz com que a bebida perca suas características
vinho branco: a taça não precisa ser muito grande, assim a bebida não esquenta rapidamente
dry martini: também é util para servir sobremesas e outros coquetéis, como cosmopolitan
licor: para terminar bem qualquer jantar, seja como digestivo, aguardente ou um vinho fortificado, como porto.



TALHERES
É claro que, para quem vai casar, pedir de presente um bom faqueiro resolve tudo. Quer dizer, pelo menos a questão dos talheres, hehehe....Mas uns talheres de prata antigos ou de madeiras étnicos, para servir a comida dão um charme especial a mesa.

Para a mesa comece com
garfo
faca
colher de sopa
colher de sobremesa
garfo de sobremesa
faca de sobremesa
colher de chá
colher de café

......e mais para a frente
garfo de peixe
faca de peixe
faquinha para manteiga

Para servir, comece com
talheres para salada
pegador de macarrão
colher de arroz
concha grande para sopa e feijão

...e depois
espátula de bolo
concha pequena para molhos
garfo e espátula de peixe
faca de pão



JARRAS

Além de servir sucos, chá gelado e água, as jarras são ótimas para ser usadas como vaso de última hora
 - mas acho muito simpático, mesmo, dar uso variados para objetos de mesa e de cozinha.
As jarras podem ser de vidro, de cristal, de prata ou de porcelana. As transparentes são melhores para quem gosta de aromatizar a agua com fatias de frutas, como limão, laranja ou carambola. (ervas frescas também vão muito bem!).
Qualquer jarra é melhor do que colocar o garrafão de plástico na mesa. Nem refrigerantes vale - se é que você insiste em servir. Vai perder o gás?  Vai mesmo.  Melhor pra você, sobra menos pra guardar.


PANINHOS
O básico
guardanapos de pano branco
jogos americanos (podem ser de linho, rendados, de palhinha, gorgorão, etc)
toalha de mesa para o dia a dia.


...e depois
toalha de mesa branca, com renda portuguesa
guardanapos de coquetel
toalhas para bandeja.



BANDEJAS
 O ideal é ter dois tamanhos: uma menor, só  para servir café, e a outra maior para ir e vir com copos da mesa, servir café na cama....preste atanção no pesa da bandeja antes de comprá-las, quanto mais leve melhor.


BALDE DE GELO COM PINÇA
Indispensável para quem bebe uísque, mas também é útil no dia a dia. Há modelos de prata e de inox. Para quem gosta de peças retrô o modelo maçã é um classico.


BALDE DE VINHO
Serve para gelar vinho branco ou espumante. Há vários modelos no mercado, desde os clássicos de prata até as versões mais modernas, em aço escovado,  que prometem manter o gelo por mais tempo. Mas nao abro mão do meu baldinho de plástico/acrílico, serve que é uma maravilha.


CHAMPANHEIRA
Para os mais festeiros, este item é um curinga: cerveja, refrigerantes, vinho branco, e claro, champanhe, tudo  pode ir pra champanheira com um saco de gelo britado, e algumas horas depois a bebida esta na temperatura certa, sem ocupar toda a geladeira.


Agora sim, com  a mesa posta, vamos entrar na cozinha! Algumas regras profissionais são muito bem vindas dentro de casa. Você não precisa cozinhar uniformizada, mas também não precisa cozinhar descalça. Ninguém tem usar um chapéu de Chef, porém não custa prender o cabelo na hora de picar a cebola. Veja outras regras simples e fáceis de ser transformadas em prática.

LIMPINHA
Entrou na cozinha, pia. Lave as mãos, antes de tudo, antes de manusear qualquer alimento. Mexeu no frango, lave as mãos. Picou cebola, lave as mãos. Está sem fazer nada, lave as mãos, kkkkk.


AFIADA
sempre amole suas facas antes de usar. O maior índice de acidentes em cozinhas, se deve a facas mal afiadas -  você acaba tendo que fazer  forças, quando precisaria  se concentrar. Mantenha-as em local seguro, e nunca deixe a faca suja dentro da pia, pois as chances de alguém se ferir são grandes.                                                                                                                                                                    

ORGANIZADA
Só comece a cozinhar depois de saber bem a receita. Leia e releia o modo de fazer, separe os utensílios e os ingredientes que vai usar. faça o pré preparo ou  mis en place, lavando, picando, ralando conforme as instruções da receita. Faça de conta que esta em um programa antigo de televisão, e deixe tudo arrumadinho em tigelas, para não esquecer nenhum ingrediente ou errar a medida na hora da correria - ou não perceber que a farinha acabou quando as claras do bolo já estão batidas em neve.
                                                                                                            

FORNO E FOGÃO

1 panela grande de macarrão com escorredor ( de 5 litros no mínimo) inox.
2 ou 3 tamanhos de panelas inox, pelo menos uma com tampa para sopas, molhos, etc.
1 panela de pressão (você vai perder o medo de usá-la, para quem tem pânico como eu, kkkk)
1 frigideira grande
1 frigideira antiaderente com tampa
1 wok para quem gosta de comida oriental
1 caçarola de ferro ou de barro que vá ao forno.
2 assadeiras irregulares
1 forma redonda de fundo removível
1 forma de pudim (com furo no meio)
1 forma de bolo inglês
formas refratarias (vidro) retangulares, redondas (mais mais, melhor)
1 leiteira
1 chaleira

Tenho uma boa e uma má noticia. A boa é que uma panela de qualidade dura um tempão -  e que você não precisa ficar trocando a cada  2 anos.  A má é que elas custam caro e não te jeito, é melhor comprar uma única, de excelente qualidade do que um jogo baratinho. Na hora de escolher as de inox, ideias para o dia a dia, verifique se ela tem no mínimo  o fundo de camada tripla. Isso faz com que o calor se espalhe por igual e não queime o alimento na parte em que a panela esta em contato com a chama. Além de manter a comida aquecida por mais tempo.
Atenção na hora de escolher a frigideira antiaderente, um utensílio indispensável na minha cozinha. Aquelas pintadas, que descascam a medida que vão sendo lavadas, estão fora de cogitação. E não só porque não duram nada: essa pintura é altamente tóxica. A melhor que você pode escolher tem revestimento cerâmico, cabo de inox e tampa de vidro.
Já as panelas de barro e de ferro são lindas, ótimas para cozinhar e para receber de um jeito informal vão do fogo a mesa.
 
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
NÃO DA PARA NÃO TER
                                                                                                                                                                    jogo de medidores ( xícaras e colheres) inox ou plástico
jarra de vidro para medir líquidos
abridor de lata/garrafa
saca-rolhas
espremedores de laranja, de batata e de alho.
2 tábuas de cortar grandes, de preferência de bambu
ralador
balança de preferência digital
tigelas para preparo: de vidro ou de inox
funil
jogo de potes de inox com tampa
jogo de peneiras
pão duro
rolo de massa
timer

E mais, papel toalha, papel alumínio, filme plástico, papel manteiga, sacos plásticos, luvas cirúrgicas pra quem se incomoda com o cheiro de comida nas mãos, vários panos de pratos, toalhas, esponjas e um avental.


 A MÃO, AO LADO DO FOGÃO

escumadeira
concha
garfão
colher de arroz
pinça
batedor manual de arame ( fouet)
espátulas de silicone
varias colheres de bambu
moedor de pimenta e saleiro.


DE TOMADA

Fogão ou cooktop - forno
forno de microondas
geladeira frost- free
liquidificador
batedeira
processador de alimentos
handmixer (pra bater sopas quentes na panela)
torradeira


PESOS E MEDIDAS

Todas as minhas receitas são feitas usando xícaras e colheres medidoras padrão. Para garantir que as preparações funcionem na sua casa, é importante que você também use esses utensílios. A colher de sopa comporta 16 ml. A colher de chá 5 ml. A partir dessas medidas as outras são fracionadas. O jogo mais completo inclui para medir 1/8 de colher de chá. Minhas colheres medidoras favoritas são a de inox, ovaladas - entram em qualquer potinho e são fáceis de lavar.
A xícara padrão comporta 240 ml. E o jogo completo inclui: 1, 3/4, 2/3, 1/2, 1/3 e 1/4 de xícara. Se você não tem um jogo vale a pena comprar, seja qual for o material ou formato. Claro que os de plástico são mais em conta, mas não são os melhores para os líquidos quentes, por exemplo. Nesse caso, o ideal é usar uma xícara medidora de vidro, daquela que mais parece uma jarrinha. Como tem uma bordinha extra, não derrama o leite até ser transportado para a batedeira.
O jeito correto de medir os ingredientes secos é nivelando com uma faca. Depois de encher a xícara com a farinha, passe a faca por cima. Acredite faz a diferença.



TEMPERATURA

ATÉ 160ºC =  BAIXA
ATÉ 190ºC = MÉDIA
ATÉ 250ºC = ALTA



UTENSILIOS E ELETRODOMESTICOS

 Preparei uma lista com os utensílios e eletrodomésticos que  considero indispensáveis para deixar a cozinha prática. Mas conforme você vai descobrindo o que mais gosta de fazer e comer, aprende do que realmente precisa. Por exemplo, se você não gosta de comida oriental, não vai precisar ter uma panela wok. E quem vai montar a sua primeira cozinha, deve tomar cuidado, com os itens muito caros: só compre de acordo  com suas necessidades gastronômicas. Se você não pretende fazer fondue, não precisa todos os apetrechos de fondue no armário.




PARA CORTAR

2  faquinhas para descascar e cortar alimentos miúdos
1 faca de chef ( 24 cm) de preferencia de boa qualidade (vale o investimento)
1 faca de pão (quanto mais comprida melhor)
1 tesoura  (vital na hora de abrir a caixinha de leite)
 1 amolador de facas
1 descascador de legumes ( que também serve para cortar lascas de parmesão, fazer fatias finas de abobrinha, ou cenoura, etc).
1 descaroçador de maçãs, caso goste de fazer maçã assada.



PANELAS
Para escolher panelas, não consigo pensar em algo melhor do que o peso. Infelizmente, quanto mais pesadas na mão e no bolso,  melhores elas são. Por outro lado, duram uma eternidade e amortizam o investimento. As de inox precisam ter no mínimo três camadas no fundo, distribui e conserva melhor o calor. Panelas de ferro - coloridas e importadas ou as pretas mais rústicas - também são uma ótima opção, especialmente para pessoas com estilo mais despojados, elas vão do forno a mesa.
Outra panela indispensável e super pratica é a panela de pressão, eu custei a me render a ela.( só um trauma de infância, hehehe, quando pequena vi a cozinha de uma vizinha explodir com uma panela de pressão, mas antigamente as panelas no tinham tanta segurança, hoje existem panelas da Tramontina por exemplo que tem 5 sistemas de segurança) e a minha mãe teve a vida inteira e nunca aconteceu nada. Mas sei que tem muita gente assim como eu, que tem pavor. Mas não há motivo que justifique fazer feijão e outra leguminosas de outra maneira. Ela economiza tempo, mas precisamente cozinha em 1/3 do tempo. A conta do gás no fim do mês também agradece.


TÁBUAS  DE CORTE DE BAMBU
Na última década, a boa e velha tábua de carne feita de madeira, por razões de higiene, foi substituída pela  de poliuretano. Mas a tábua branca também tem seus problemas. Além de feia, vai manchando e ficando com o cheiro dos alimentos, por mais que você lave. já usei aquelas bem fininhas e coloridas, uma para cada grupo de alimentos, as de vidro, até que, há poucos anos, o bambu invadiu as cozinhas com a pegada de ser ecologicamente correto. Eu acho o material lindo! E outra qualidade é ser antibacteriano. Por isso, é ideal para cozinha. Eu tenho duas tábuas: uma fina de manuseio fácil, bem fácil para cortar alho, cebola e ingredientes para pratos salgados; e a outra mais grossa, pesadona, uma prancha que mora na bancada e é usada para cortar pães, frutas, etc. A limpeza é facil e, de tempos em tempos, passo um pouco de óleo mineral para as peças não ressecarem. Além das tábuas, uso tambem as colheres de bambu.



Pessoal é isso, espero que tenha ajudado!!!
bjocas





                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                







Nenhum comentário:

Postar um comentário