terça-feira, 25 de agosto de 2015

ANFITRIAO - RECEBENDO EM CASA

Uma coisa que amo é receber amigos. Do que vale tudo , se não temos amigos queridos pra compartilhar os momentos da vida! A minha maior felicidade é ter encontrado um companheiro (meu maridão) que também ama receber, nossa casa esta sempre de portas abertas, pra receber amigos, jogar conversa fora, e aproveitar pra trocar receitas e provar novos sabores.
Tenho ouvido muito falar, vocês são bons anfitriões!  Na verdade isso não requer nenhum curso, claro temos que tomar algumas precauções pra não fazer feio, mas também acredito que vem de encontro com o estado de espírito. Se você esta recebendo no seu LAR, pessoas que você realente ama, já é meio caminho andado, porque certamente você vai tratá-los com educação e amor. Você os convidou, é porque você quer essas pessoas perto de você. Ainda mais receber em seu LAR, que é o seu lugar sagrado, é onde você se sente bem e que gira energias positivas, então, pessoas do bem sempre por perto ajudam mais ainda, nesse ambiente de paz.  Primeiramente queremos que a pessoa se sinta bem, se sinta em casa. Como disse não existe curso para ser um bom anfitrião, mas existe sim umas situações que você não pode deixar passar despercebido e que conta pontos para que tudo sai conforme o planejado, criando um ambiente aconchegante para estreitar os laços.



Antes da festa

Prepare tudo com algumas horas de antecedência, as vezes até um dia antes, para que o tempo seja o suficiente de cozinhar os alimentos com calma, arrumar a sala e se vestir apropriadamente. Aproveite o tempo de cozimento para ajeitar a toalha da mesa, os arranjos e gelar as bebidas.

Alguns itens são muito úteis para poupar o seu tempo e dar um charme ao local. Um balde de gelo ou um wine cooler à mesa tornam o jantar mais elegante e prático sem que ninguém tenha que se levantar para pegar mais bebidas na geladeira. Deixe os itens à mão e prepare-os alguns minutos antes dos convidados chegarem.

Os banheiros também merecem um carinho especial - deixe à disposição dos convidados sabonetes novos, toalhas de mão limpas e perfumadas e um rolo de papel higiênico no refil. Algodão e lenços de papel são extras bem-vindos. Algumas pessoas preferem não usar sabonetes que passaram por outras mãos, neste caso uma boa solução é um porta-sabonete líquido abastecido disponível para aqueles que acham mais higiênico o uso do dispensers. Flores como lírios e angélicas são ideais para o lavabo, porque mantêm o ambiente sempre cheiroso
A organização na casa é essencial, afinal você esta recebendo amigos e  vai querer causar boa impressão.
Criar um clima gostoso e aconchegante é importantel, para isso, os detalhes fazem a diferença, velas, garrafinhas com flores, perfumar o ambiente, uma mesa organizada, musica gostosa, etc. Sabe o conceito fashion de misturar peças de grife com outras mais simplesinhas? Também vale na hora de montar uma mesa. “Com critério e criatividade dá para misturar copos americanos a taças e louças brancas com peças antigas. Fica até mais interessante”
Outro ponto forte, se você convidou 10 pessoas, se preocupe em ter no mínimo 10 lugares para as pessoas sentarem, convidou 30, tem que ter 30 lugares para as pessoas sentarem e assim por diante. Pois é extremamente chato, chegar em um local que você foi convidado e não ter lugar suficiente para todos sentarem.
E o mais importante o cardápio, não queira usar os convidados de cobaia, ou seja, não caia em tentação de experimentar fazer pela primeira vez um prato novo no dia D.  Procure cozinhar algo que você tira de letra e que você sabe que irão gostar, assim já fica mais relaxada, não se preocupando se vai acertar ou não. Podendo ficar tranquila e aproveitar junto com os convidados esse momento.O legal é sempre ter salada de entrada, um prato principal e uma sobremesa. O aperitivo fica a seu critério, se o fizer, não exagere, para que no momento do prato principal os convidados já estiverem satisfeitos. Procure colocar umas torradas com 2 patês diferentes.
Outro detalhe importante, hoje em dia com tantas pessoas com intolerância a glúten, lactose, se você estiver recebendo alguma pessoa pela primeira vez, é bom certificar se tem alguma restrição alimentar , veganos, vegetarianos ou algum tipo de alergia, para evitar  problemas, e pra ninguém passar fome.  
Tudo lindo e preparado, agora é só ser simpático, receber os convidados na porta, mostrar onde podem colocar seus pertences. Servi-los de bebidas, indicar os lugares para sentarem. Apresente-os as outras pessoas (se já não forem conhecidos). No mais relaxe e aproveite a festa, os amigos e celebre sempre que puder a vida!



Vamos um rápido check - list

  •  CASA ORGANIZADA E LIMPA
  • BANHEIROS EM ORDEM  (PAPEL HIGIÊNICO, SABONETE LIQUIDO E TOALHA)
  • BEBIDAS GELADAS
  • COOLER OU BALDE DE GELO
  • GUARDANAPOS
  • MESA ARRUMADA COM LUGARES PARA TODOS OS CONVIDADOS (COPOS, TALHERES)
  • VELAS, FLORES
  • ABRIDOR DE GARRAFAS, SACA ROLHAS
  •  APERITIVOS COM OS ACESSÓRIOS CORRETOS (palitos, etc)
  • VERIFICAR A LISTA DE COMPRAS PARA FAZER O JANTAR/ COQUETEL E SOBREMESA
  • MUSICA ( AMBIENTE PARA QUE TODOS POSSAM CONVERSAR)




























































































2 comentários:

  1. amei, este post é pra mim. hahahaha

    Vou imprimir e estudar o detalhes.

    Valeuu Amiga,

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. HEHEHEH, Isso mesmo Suza, bora colocar em pratica!

    ResponderExcluir