sexta-feira, 21 de agosto de 2015

BIOMASSA DE BANANA VERDE

Você já ouviu falar na biomassa de banana verde? Eu nunca, até a nutri Karin Vailati falar sobre os benefícios e passar a receitinha pratica para fazer essa maravilha nutricional. Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas.
E agora, que marido cortou nosso primeiro cacho de banana, do nosso lindo pomar, prontamente já testei e aprovei a receitinha de biomassa.










SUPER SAUDÁVEL - A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

























8 BENEFÍCIOS DA BIOMASSA


1 - Melhora o funcionamento do intestino
2 - Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 - Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 - Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.








VAMOS A RECEITA

1- Corte 10 bananas do cacho ( pode ser feito com qualquer tipo de banana verde), ainda bem verdes, sem deixar aparecer a polpa. Lave-as muito bem uma a uma, utilizando esponja com água, sabão e enxague bem.
2- Ferva água o suficiente par cobrir as bananas em uma panela de pressão
3- Coloque as bananas com casca e tudo na água  já fervente, para criar o choque térmico.
4 - Tampe a panela. Após iniciar a pressão, conte 8 minutos e então desligue o fogo e deixe as bananas cozinhando até o vapor sair naturalmente ou até 20 minutos de cocção. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
5- Retire com cuidado e abra as bananas com a ajuda de uma faca, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarelar.
6-  Bata até virar uma pasta, usando o mínimo de água possível.
7- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 6 meses em recipientes de vidro.
Dica: congele em potes de vidro porções de 200 g para utilizar quando quiser.


Aqui vale um aviso muito importante: NÃO jogue a água das bananas em cima de outras louças que estiverem dentro da pia, ela cria uma gosma e pode deixar a louça preta! Retire as bananas uma a uma e coloque em cima de uma tábua. Com a ajuda de um garfo e uma faca, corte a casca das bananas de comprido e retire a parte interna com o garfo. Quando acabar, coloque as bananas (pare interna) no liquidificador e bata com um pouco de água quente (NÃO utilize a água do cozimento, ela está cheia de tanino, que é a substancia que trava a língua quando a banana está verde, sabe? Então, ninguém quer isso né? Haha). Use o quanto for necessário para ajudar a bater. Está pronta sua biomassa!!
*NÃO tem problema algum a sua banana abrir durante o cozimento! É normal pois a polpa expande! Retire da casca e use normalmente!
 Ela dura cerca de 4 dias na geladeira, e pode ser congelada por até 6 meses. Para descongelar deixe na geladeira da noite pro dia, e no dia seguinte bata-a no liquidificador com água quente e ela voltará a textura original. Ou coloque em uma panela com um pouco de agua quente para q ela derreta e va mexendo, se achar necessário bata no liquidificador para ficar bem lisa.
Quando utilizamos biomassa em receitas é sempre ela na textura cremosa!!! A não ser que seja especificado “biomassa em textura de esponja e esfarelenta” hahah.

Pessoal, pra quem não pretende fazer em casa, existe a farinha de biomassa de banana verde pronta para comprar em lojas de produtos naturais. Mas é tão simples e barato fazer em casa que vale a pena.

Espero que tenham gostado, assim que eu utilizar em algumas receitas, vou postando pra vocês.
Bjs













Nenhum comentário:

Postar um comentário