terça-feira, 18 de agosto de 2015

CUPCAKES


Cupcakes!!!
Você sabe como surgiram essas delícias? 
Os Cupcakes são uma espécie de mini bolo com recheio e cobertura cremosa, vem ganhando muitos adeptos no Brasil. Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos, lembrancinhas de chás. Tudo é motivo para oferecer um cupcake, pois agradam a adultos e crianças igualmente e é um verdadeiro deleite para quem os come.



Esses bolinhos começaram a aparecer nos livros de culinária do Reino Unido, por volta de 1790, mas o termo cupcake foi impresso pela primeira vez em 1828, no livro Seventy five receipts for pastry, cakes and sweetmeats. Nessa data, o nome foi dado à receita ou porque todas as medidas vinham em xícaras (cups), ou até mesmo porque eram assadas nas xícaras era um bolo feito pelas donas de casas, e era comum dar de presentes para a vizinhança. Nessa época os fornos não eram bons como hoje e assar um bolo convencional demorava… por isso os cupcakes eram tão convenientes.
Antes disso, os bolinhos eram chamados de Fairy cakes (bolinho de fada), pois era muito delicados, com massa de baunilha e cobertura fondant, perfeito para o chá britânico.
Sempre há bons motivos para se comer cupcakes!
Mas, com o tempo este doce foi tomando forma e ganhando outros sabores e também novas receitas. Hoje ele já pode ser encontrado em diversos tipos de sabores, massas, recheios e também formatos.
Além disso, também existem no mercado muitas lojas que são especializas nestes doces. Com isso, muitos chefes de cozinha, aderiram ao mini bolinho e nos dias de hoje fazem muito sucesso com os seus clientes.
 Existem muitas receitas por ai, eu vou postar aqui as que eu já testei e aprovei. Ate uma receitinha light passada pela Nutri karin Vailati.
Aqui você usa sua criatividade, pode fazer cupcakes temáticos (páscoa, natal, chá de bebe, etc). Pode usar receita de bolos que costuma fazer e transforma-lo em cupcakes, ou mini cupcakes. Nas casas de produtos de festa você encontra , formas de papel, ate caixinha decorativa para presentear com cupcakes e wrappers um mais lindo que o outro ( que são essas embalagens na figura abaixo.





CUPCAKE DE CHOCOLATE
 Rende 30 cupcakes


INGREDIENTES
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá ) de óleo
100 gramas de chocolate ao leite
1/2 xícara (chá)  de chocolate em pó 50%
4 ovos
1 e 1/4 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) d fermento em pó


MODO DE PREPARO
Aqueça levemente o leite, o óleo, o chocolate ao leite e o chocolate em pó.
Coloque no liquidificador e junte os ovos, o açúcar e a baunilha.
Despeje a mistura em uma tigela e polvilhe a farinha e o fermento.
Acomode forminhas de papel dentro de forminhas de alumínio (fica melhor pra assar, evita que a forminha de papel se abra). Despeje a massa ate a metade da altura das forminhas, pois a massa vai crescer. Leve ao forno pré aquecido a 180º C por aproximadamente 20 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar e com um saco de confeitar e o bico desejado você pode rechear e decorar seu cupcake. 




ALGUMAS SUGESTÕES DE RECHEIO


 DOCE DE LEITE
O doce de leite pode ser utilizado puro ou misturado com chocolate em pó, coco ralado, nozes picadas, farinha de amendoim, geleia de ameixa, etc.



TRUFA

250 gramas chocolate  meio amargo ou outro sabor de sua preferência.
150 gramas de creme de leite
gotas de essência  de sua preferência
Pique o chocolate e misture com o creme de leite. Leve ao mircoondas por trinta segundos, junte a essência e mexa bem ate que o chocolate se dissolva.



BRIGADEIRO
 1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50%
1 colher (chá) de margarina
Misture so ingredientes em uma tigela e leve ao microondas por quatro minutos.



GELEIA DE FRUTAS
 2 xícaras (chá) de frutas da sua preferência (abacaxi, morango, goiaba, etc)
1 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de glucose
Pique a fruta escolhida e leve ao fogo com o açúcar. Deixe cozinhar ate reduzir um pouco a água que a fruta libera naturalmente. Acrescente a glucose. Passe o doce na peneira para facilitar a aplicação.

 



ALGUMAS COBERTURAS

CHANTILLY
500 gramas de creme vegetal industrializado
Bater gelado ate chegar em ponto de chantilly.


MERENGUE SUÍÇO

2 xícaras (chá) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de claras
Misture  a clara com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar ate o açúcar dissolver. Quando perceber que começou a formar um pequeno vapor (aproximadamente 60ºC) retire do fogo e transfira para a batedeira. Deixe bater ate esfriar  e o merengue ficar firme. Se você quiser pode colocar corante da cor desejada ou essência. Lembrando que para cada quantidade de clara, são 2 colheres de açúcar.


BEIJINHO

300 gramas de chocolate branco

150 gramas de creme de leite
50 gramas de coco ralado ( pode ser de pacote)
Pique o chocolate em uma tigela, leve ao microondas de 30 em 30, segundos, vai mexendo ate derreter por completo. Misturar o creme de leite e o coco. Por pra gelar.


Você pode colocar essas coberturas e enfeitar com confetes, chocolate granulado, rapas de chocolate, etc .







CUPCAKE MASSA BRANCA


INGREDIENTES

3 ovos
1 xícara de óleo
1 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó


MODO DE PREPARO

Deixe o forno aquecendo em 180º C. Bata  os ovos e o açúcar depois de bem batidos acrescente o óleo bata novamente. Logo em seguida adicione a farinha e o leite continue a bater. E por último desligue a batedeira e misture o fermento.
Encha as forminhas ate a metade leve ao forno por 20 a 25 minutos a 180ºC.
 Recheios e coberturas pode utilizar as citadas anteriormente. Ou o Buttercream, que nada mais e do que um creme de manteiga, dos deuses.Sem contar a aparência belíssima dele.




BUTTERCREAM

 O buttercream era um mistério pra mim. Tinha medo de fazer porque me assustava produzir algo com manteiga no nosso clima tão quente. Minha primeira tentativa não foi boa, pois a cobertura não segurou bem com o bico de confeitar. Foi uma das minhas primeiras lições sobre não desistir quando algo dá errado na cozinha, por mais frustrante que possa ser.
Quando encontrei essa receita de buttercream, resolvi tentar pela propaganda que vinha junto. “O sabor é igual sorvete de baunilha”, dizia. Eu duvidei – e me enganei. Realmente, é igual sorvete de baunilha.



Buttercream com gosto de sorvete
Receita original no Sweetapolita.
Rende: cobrir +ou- 25 cupcakes com a clássica voltinha.
370g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3 1/2 xícaras (400g) de açúcar impalpável, peneirado
3 colheres de sopa de leite integral
1 colher de sopa de extrato de baunilha branca – você encontra em lojas especializadas em confeitaria
uma pitada de sal

1 – Em uma batedeira fixa, bata a manteiga por 8 minutos na velocidade média. Pare na metade para limpar as paredes da tigela, assegurando que tudo seja batido. A manteiga vai mudar de cor e ficar pálida, quase bege, e fofinha.
2 – Adicione todo o açúcar, a pitada de sal e a baunilha branca de uma vez. Quanto ao leite, eu coloco duas colheres primeiro e espero tudo ficar bem uniforme antes de adicionar a última. Caso esteja numa consistência adequada para o bico de confeitar, não precisa de mais leite, a não ser que você prefira uma cobertura mais mole.
  3 – Bata lentamente a princípio – ou o açúcar vai voar na sua cozinha toda! – e depois bata sem parar por 6 minutos.
Pronto! Agora você pode colorir com corante alimentício em gel – o líquido pode prejudicar a consistência. Faça de gota em gota e lembre-se que qualquer cor irá se misturar com a tonalidade natural do buttercream, que é bege por causa da manteiga. Não ache que vai colocar o vermelho ali e vai sair da cor do Natal, já que é mais provável que fique um vermelho pastel. Depois é só colocar no seu saco de confeitar e ser criativa – ou comer a cobertura toda de colherada porque ela é muuuito irresistível!



































Mini cupcakes de açúcar mascavo e brigadeiro de nozes
 Rende: 30 mini cupcakes ou 12 cupcakes
 Essa receita quem passou foi a JULIANA do cupcakeando.

1 xícara + 1 colher de sopa (145g) de farinha
1 colher de chá de fermento
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
113g de manteiga
1/2 xícara (80g) de açúcar mascavo
2 colheres de sopa (25g) de açúcar comum
2 ovos
1 colher de chá de extrato de baunilha
1/3 xícara (80ml) de leite
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Peneire em uma tigela a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal e reserve. Em outra tigela, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme fofo e mais pálido.
2 – Adicione os ovos, um a um, batendo bem. Em seguida, adicione a baunilha e bata novamente.
3 – Alterne a adição dos ingredientes secos com o leite, finalizando sempre com os secos. Bata somente até incorporar tudo, para não desenvolver o glúten.
4 – Divida a massa entre as forminhas, preenchendo somente 2/3 de cada uma, e leve para assar por 12 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada mini cupcake saia limpo. Se estiver fazendo cupcakes grandes com essa massa, ajuste o tempo no forno de acordo.

Cobertura de brigadeiro de nozes
Rende: o suficiente para cobrir com a voltinha da foto todos os 30 mini cupcakes
1 lata (395g) de leite condensado
1 caixa (200g) de creme de leite uht
10 colheres de sopa (100g) de nozes picadas, bem finas
1 colher de sopa (14g) de manteiga
1 – Leve ao fogo em uma panela média todos os ingredientes. Eu preferi ter pedaços bem pequenos de nozes, então os 100g eram passados pela peneira depois de processar. Mas se quiser apenas picar bem fino, ou processar, e usar, você pode sim. Só tenha em mente que quanto maiores os pedaços, maior a chance de você não conseguir usar um bico pitanga, porque esses pedacinhos podem prender nos espaços do bico.
2 – Ferva em fogo médio, mexendo sempre, por 15 minutos, até chegar a um ponto além do de enrolar. Se tiver dúvida se está no ponto certo, pegue um prato que ficou na geladeira e pingue um pouco do brigadeiro. Espere um pouco e depois puxe com uma colher. Se ele mantiver o formato para cima, está pronto.
3 – Transfira para uma tigela e espere chegar em temperatura ambiente para confeitar os mini cupcakes.

As flores são de pasta americana, apenas. O bico usado é um redondo comum, sem marca. Mas seja criativo com a voltinha! A única dificuldade talvez é usar um bico com muitos “dentes”, porque as nozes, mesmo pequenas, podem ficar presas neles. Por isso optei por um redondo comum. Pra repetir o efeito da minha cobertura, é só fazer uma bolinha maior embaixo, colocando pressão constante no saco de confeitar. Arremate e depois faça uma bolinha menor por cima.


Esse da pra saborear de forma mais saudável. Com menos peso na consciência!!!



 

Cupcakes de cenoura brasileiros -

Rende 16 cupcakes

1 xícara de óleo vegetal, de canola ou girassol
4 ovos
2 xícaras de açúcar
1 xícara de cenoura picada
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
pitada de sal
1 – Ligue seu forno em 180˚C.
2 – Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal. Lave, descasque a cenoura e então pique em pequenos pedaços, para que você possa medir em uma xícara.
3 – Em um liquidificador, pulse a xícara de óleo, os ovos, a cenoura e o açúcar até que fique uniforme. Pode colocar tudo de uma vez só, mas não deixe ligado batendo sozinho: faça com pequenos pulsos, para não bater demais os ovos. Retire quando não houverem mais grandes pedaços de cenoura.
4 – Derrame a mistura em uma tigela grande e, em três partes, adicione os ingredientes secos, misturando com uma espátula, “dobrando” a mistura sobre ela mesma. O movimento é: circunde a tigela com a espátula, leve-a ao fundo e puxe um pouco de massa para cima, jogando delicadamente sobre a farinha. Repita algumas vezes até que os ingredientes secos estejam incorporados. Não mexa muito, ou a massa ficará dura e o bolo vai solar.
5 – Divida entre as forminhas e asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada um saia limpo.


  Cobertura de ganache de chocolate

400g de chocolate meio amargo, picado finamente
200g de creme de leite fresco, com 35% ou mais de gordura

1 – Pese o chocolate picado em uma balança, dentro de uma tigela. Mantenha-a ali e zere a balança, então pese a quantidade de creme de leite por cima. É o jeito mais fácil de medir os ingredientes da ganache.
2 – Misture com uma colher, para garantir que cada pedacinho de chocolate esteja envolto em creme de leite. Leve ao microondas em intervalos de 30 segundos, retirando e mexendo em cada um, até derreter tudo e ficar bem uniforme.
3 – Deixe descansar por 2 horas ou, preferencialmente, durante a madrugada. A ganache irá endurecer conforme chegar à temperatura ambiente e ficará na consistência ideal para usar com um bico de confeitar.
Eu sei que a cobertura clássica de bolo de cenoura é brigadeiro, mas tomei a liberdade criativa de fazer uma ganache com chocolate meio amargo. Ficou muito gostoso, mas ainda não supera o brigadeiro! Se você preferir, é só fazer a sua melhor receita de brigadeiro e mandar bala. Ou então colocar um brigadeiro em cima dessa ganache, o que acha?

 

 

CUPCAKES RED VELVET
Rende: 12 cupcakes
Receita da Juliana do Cupcakeando

115g de manteiga
1/4 de xícara + 2 colheres de sopa (100g) de açúcar
2 ovos
6 colheres de chá de cacau em pó
1 1/2 colheres de sopa de corante vermelho líquido
2 colheres de chá de extrato de baunilha
uma pitada de sal (com dois dedos)
1 colher de chá de fermento
2/3 de xícara (160g) de iogurte
1 1/2 xícaras (200g) de farinha
1/2 colher de chá de vinagre
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 – Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, peneire a farinha, o sal, o fermento e o cacau.
2 – Em uma batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme pálido e fofo. Adicione um ovo de cada vez, batendo bem depois de cada adição.
3 – Acrescente o extrato de baunilha e o corante, e bata com muuuito cuidado, pra não espirrar corante loucamente.
4 – Alterne a adição dos secos e do iogurte, terminando com os secos. Não bata demais!
5 – Por último, isto é preciso fazer rápido: em uma pequena tigelinha, misture o bicarbonato e o vinagre e imediatamente jogue dentro da massa e mexa com uma espátula para incorporar. A reação imediata ajuda a destacar a cor do vermelho e faz os cupcakes ficarem ainda mais fofinhos e molhadinhos.
6 – Divida a massa entre as forminhas e leve para assar por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Para esses cupcakes da foto, as forminhas eram menores, então os cupcakes levaram apenas 15 minutos no forno. Ajuste sempre o tempo de cocção com o tanto de massa em cada forminha, sempre checando com o palito para que eles não sequem demais.

Cobertura de cream cheese
100g de manteiga
110g de cream cheese
pitada de sal
1 xícara (140g) de açúcar impalpável
1/2 fava de baunilha (apenas as sementes)
1 – Na batedeira, bata a manteiga em velocidade alta por 3 minutos, até que ela esbranquice. Adicione as sementes da baunilha e bata para misturar bem.
2 – Em seguida, acrescente o açúcar e o sal de uma vez e bata até incorporar tudo, lentamente a princípio e depois em velocidade média-alta.
3 – Não bata demais. Adicione, então, o cream cheese em pequenos pedaços, batendo somente até incorporar tudo. Coloque no saco de confeitar e decore. Se ainda não estiver firme, deixe na geladeira um pouco, antes de colocar no saco.

 

 

 

 

 Receita de cupcake de chocolate

Ingredientes

  • ¾ de xícara de óleo de soja
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 xícara de chocolate em pó
  • 1 xícara de leite
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo

Uma das maiores vantagens de fazer cupcakes é pelo fato de que qualquer pessoa pode conseguir fazê-lo, até mesmo quem não tem tanta afinidade assim com a cozinha. Isso porque, não tem segredo! Eles são rápidos e extremamente fáceis de fazer.
E para o cupcake de chocolate, o modo de preparo deste delicioso bolo é muito simples e prático, e para facilitar ainda mais o processo dos bolinhos e a sua praticidade na cozinha, segue abaixo todo o passo a passo em tópicos:
1. Em uma tigela, coloque todos os ingredientes secos, entre eles o chocolate, açúcar, fermento e a farinha.
2. Misture cuidadosamente e enquanto isso comece a acrescentar aos poucos de forma lenta e sempre mexendo o restante dos ingredientes, o leite, óleo e os ovos.
3. Coloque as forminhas para cupcake dentro de uma forma de alumínio ou então uma grande dica que dá certo é utilizar as formas de empada ao invés das de papel, e com uma concha vá enchendo cada uma delas com a massa, deixando sempre ¼ sem massa. Pois, se colocar muita massa pode transbordar.
4. Leve ao forno pré - aquecido e asse por cerca de 25 minutos ou até dourar. Você pode usar o auxílio de um palito para ver se a massa está boa, ele deve sair seco.

 

Cobertura de chocolate

Ingredientes

  • 1 colher de margarina
  • 1 colher de leite para amolecer
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 colheres de chocolate em pó
  • Chocolate granulado

Modo de preparo

1. Em uma panela, leve ao fogo médio todos os ingredientes, somente deixa de lado o granulado e o leite. Mexa bem sempre para o mesmo sentido para não empelotar.
2. Quando desgrudar do fundo, acrescente o leite e mexa ainda mais até chegar a um ponto de brigadeiro.
3. Depois é só despejar sob os cupcakes e finalizar com o granulado que além de fazer parte da decoração ainda dá um sabor especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário