segunda-feira, 10 de agosto de 2015

NAKED CAKE RED VELVET

Chegou o dia dos Pais..... minha homenagem não somente no dia de hoje para meu Mestre, que já não está mais em nosso convívio, já fazem 18 anos. Mas sei que está em espírito todos os dias nos iluminando. Hoje, como nesses últimos anos, homenageio a minha Mamis Poderosa, minha mãe que também acabou assumindo o papel de pai. E não podia faltar neste dia tão especial, um delicioso bolo. Eis que resolvi fazer o queridinho das noivas nos Estados Unidos. Onde já é sucesso garantido. Conhecido como naked cake ou bolo pelado, essa delícia que virou tendência nas mais variadas celebrações, recebe esse nome porque não leva cobertura nas laterais, de forma que suas camadas ficam totalmente expostas. E depois de casamento da Preta Gil, o NAKED CAKE RED VELVET, aqui no Brasil esta no top of the top. Red Velvet, doce de origem norte-americana, com uma massa de tom vermelho bem intenso e chamativo, o bolo ficou famoso no formato dos cupcakes, - quem assiste Cake Boss conhece!rs - mas ultimamente tem conquistado espaço nas mesas dos casamentos e dos chás como bolo principal. É uma pena que não dê para sentir o aroma desse bolo e principalmente o gosto. Nunca experimentei algo assim. Incrível. Não é complicado de fazer, única coisa que dá trabalho por ter varias camadas. A massa dele é diferente dos bolos como a  massa pão de ló. Justamente por se tratar de um bolo pelado ( sem coberturas e pasta americana), a massa dele tem que ser mais firme, porém não menos saborosa. Essas forminhas avulsas você vai encontrar na Havan, loja de utensílios para cozinha ou ate loja de artigos de padaria. Podem usar as formas redondas de pao de mel. Isso você quiser fazer os mini naked cake. Mas se preferir fazer um bolo tamanho maior, pode usar  as formas de fundo removível de três tamanhos diferentes. Para que você possa fazer andares maiores e menores. Também pode usar formas do mesmo tamanho (utilize 2 formas ) e corte os bolos na metade. Você terá então 4 discos de bolo para montar. Lembrando que se for fazer o bolo maior, tem que dobrar as quantidades dos ingredientes.Quanto a  forminha que irá usar você escolhe o que achar melhor. Na minha última viagem aos Estados Unidos, acabei trazendo essa fôrma, que já vem em níveis (camadas ) diferentes.
Mas também já fiz com formas avulsas menores. Da certo também.



















 INGREDIENTES PARA A MASSA

1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) Cacau em pó (melhor não usar outro achocolatado)
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento químico
2 ovos
120 gramas de manteiga
100 ml de água
150 gramas de iogurte Natural
1 colher (sopa) de corante vermelho em pó
1 colher (chá) de Bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de extrato ou essência de baunilha



MODO DE PREPARAR A MASSA

Primeiro unte e enfarinhe 4 forminhas pequenas de 10 cm de diâmetro e reserve. Pré aqueça seu forno a 180º C . Derreta a manteiga com a água. Peneire junto os ingredientes, farinha de trigo, cacau em pó, açúcar, sal, fermento. Na batedeira, bata os ovos, o iogurte, o corante, a água com a manteiga e o extrato  de baunilha. Bata bem até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e mistures os ingredientes secos delicadamente para não desenvolver o glúten e deixar a massa pesada. Num copo,  misture o vinagre e o bicarbonato de sódio e incorpore na massa. Preencha as forminhas e leve ao forno pro aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palitinho, quando ele sair limpo e seco, o bolo esta devidamente assado. Espere esfriar e desinforme. Depois de frio corte as camadas com uma faca de serrinha, para poder rechear.







INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 1/2 xícara de chocolate branco picado
1 xícara de creme de leite fresco ou nata

Derreta o chocolate branco no microondas, potencia media de 30 em 30 segundos, e vai mexendo até derreter. Acrescente o creme de leite, tampe com plástico filme e coloque na geladeira para esfriar. Quando estiver bem gelado, coloque na batedeira  e bata em velocidade alta até atingir o ponto de chantilly. Não bata demais para não virar manteiga. Tem que estar firme. Mas só coloque se tiver bem gelado, ao contrário quando for bater na batedeira se ainda estiver meio morno vai talhar. Coloque num saco de confeiteiro com bico pitanga e reserve.

Agora vamos montar o bolo. Primeiro acerte as camadas que fiquem todas iguais, Coloque em um prato a primeira camada o bolo, em seguida com o recheio. Va fazendo isso até terminar os discos de bolo. Intercalando com o recheio. No final quando terminar o ultimo disco de bolo, polvilhe com o açúcar confeiteiro. 
E que seja doce!!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário