sábado, 1 de agosto de 2015

RISOTO DE ALHO PORÓ

Bom dia, vamos conhecer um pouquinho da historia do Risoto?


 O Risoto é um prato típico da culinária do norte da Itália que nasceu em Milão,  onde seu significado é o diminutivo “arrozinho”.



 

A cada dia que se passa, o paladar das pessoas está se desenvolvendo, em busca de sabores e comidas diferentes. O RISOTO está em alta na Gastronomia há algum tempo, e atualmente é um sucesso e quase uma unanimidade. Ele pode ser servido como entrada ou prato principal, acompanhando um bom vinho de preferencia.



Segundo alguns historiadores, o Risoto nasceu no século XI, quando os sarracenos (forma com que os  cristão do Medievo designavam os árabes ou os muçulmanos), que dominavam até então o norte da Itália, trouxeram o grão usado para fazer o Risoto.
A receita original que hoje encanta a varias pessoas, só foi criada em 1574 em uma festa de casamento. Segundo acervos históricos, o criador do Risoto foi o Valério di Fiandra (responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão), que além de ser conhecido pelas suas obras de artes, se destacava na gastronomia italiana com seus ótimos gostos.
Quando sua filha resolveu se casar, Fiandra ofereceu um jantar aos convidados fazendo um dos seus principais pratos, o Risoto. Durante a preparação, Fiandra deixou cair acidentalmente na panela uma quantidade de açafrão, que segundo a lenda foi uma demonstração de ciúmes pelo casamento de sua filha.  Após o jantar, o “acidente” na cozinha teve uma ótima aceitação e recebeu vários elogios. Nascia naquele momento o Risoto alla Milanese (Risoto a milanesa).


IMG_0652 

Para a produção do Risoto, é necessário usar um arroz “especial”. Existem hoje diversos tipos de arroz, entre os mais conhecidos estão:

Arbório: Grãos maiores, mais barato, e o arroz mais usado. Ideal para risotos que levam carnes.

Carnaroli: Arroz favorito dos italianos, por conter mais amido. Apesar de demorar mais tempo para cozinhar, ele fica mais cremoso, e com melhor consistência al dente.

Vialone Nano: Graõs menores, e com forma mais padrão. Idela para risotos de frutos do mar, ou quando utilizar ingredientes pequenos.

O Risoto é apenas mais um de caso de um “acidente” na cozinha que virou sucesso nos dias de hoje. Em praticamente todos os restaurantes  esse prato está presente, cada vez mais criativo e saboroso.

Vou compartilhar hoje com vocês o RISOTO DE ALHO PORÓ. Super rápido e saboroso. 


INGREDIENTES

2 talos de alho poró
1 cebola picada
2 xícaras de arroz arbório (se quiser pode fazer com o arroz branco) 
4 xícaras de agua
1 caixinha de creme de leite
100 gr de queijo parmesão ralado na hora.
pimenta do reino e sal a gosto
Azeite
 




MODO DE PREPARO

Em uma panela colocar 1 colher de azeite e refogar a cebola picada e o alho poró devidamente cortado em rodelas. Quando a cebola estiver transparente, colocar o sal e a pimenta do reino. Em seguida colocar o arroz junto com a água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo pro aproximadamente 20 minutos. Ou ate que voce perceba que a água do arroza esteja secando e esta formando buraquinhos no arroz. Experimente antes de desligar o fogo. Depois de desligar acrescente o queijo e em seguida o creme de leite.
Sirva logo para não esfriar. Para enfeitar pode colocar folhinhas de salsinha em cima do risoto no prato.
Para acompanhar um boa salada e um bom vinho.
Bom apetite!

 


 


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário