sábado, 22 de agosto de 2015

GANACHE FUNCIONAL - COM A BIOMASSA DE BANANA VERDE



 Aqui vai uma receitinha de Ganache funcional, e o tal ganache que usamos tanto nos macarons, cupcakes, bolos, tortas, só que de uma maneira mais saudável, mais leve.
Você sabe como surgiu o ganache? É incrível como a partir de um erro, algo pode dar tão certo. 
Na França, há alguns muitos anos, um chef tinha um ajudante muito, muito atrapalhado. E atrapalhado em francês é “ganache”. 
Um belo dia, fazendo uma receita o chef pediu que o ajudante lhe passasse um determinado ingrediente, e o atrapalhado passou, erroneamente, o creme de leite. Do erro, veio o acerto e assim, aquele novo creme foi batizado de ganache em homenagem ao ajudante. Legal né?
Se foi assim que surgiu mesmo, não sei. Pesquisei e não encontrei nada muito explicativo. Mas, vamos aproveitar o erro super acertado do ajudante, porque.. ô trem bom!
Tá, chega de lorota, vamos à receita:


INGREDIENTES

– 500g de chocolate amargo picado
– 2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (opcional) Essa receita postei anteriormente.
– 100 ml de leite de coco (ou, creme de soja)


MODO DE PREPARO

Derreta o chocolate em banho maria. Quando estiver todo derretido, desligue o fogo e acrescente os demais ingredientes. Ele vai escurecer, é normal. Tá pronto!
Se você fizer só com a biomassa,ele fica mais durinho, mas não duro igual o chocolate – nesse caso, use uma xícara de biomassa. Com a receita completa, fica mais molinho, mas não molengão, tá? Fica bem bom pra fazer coberturas de cupcake, recheios… Huuuum!
Eu não engesso as quantidades que uso na ganache. Depende muito do que vou fazer, se quero ele mais 
molinho ou mais durinho. Enfim, fique a vontade com a sua receita! 





Nenhum comentário:

Postar um comentário