terça-feira, 25 de agosto de 2015

MESA BEM POSTA - DICAS E REGRAS DE ETIQUETA



Bom diaaaaaaa. Bem tenho algumas amigas que estão começando a se encantar com esse mundo da culinária e de mesas bem arrumadas, que enchem os olhos e abrem o apetite.
 Uma mesa bem posta é um carinho que fazemos conosco, um capricho que desperta boas vibrações.
 Arrumar a mesa pode ser mais fácil do que você pensa. Comer é um ato sagrado e saborear a refeição é muito prazeroso, portanto, ter uma mesa devidamente arrumada aumenta exponencialmente a satisfação do ato. Geralmente costumamos arrumar uma bela mesa somente em ocasiões especiais, mas porque não arrumá-la no dia a dia para manter a família ainda mais unida? Com poucos elementos combinados, fica fácil de conseguir. Basicamente é só ter os acessórios corretos e usar a criatividade para combiná-los em formatos diferentes.Arrumar copos e talheres de acordo com o manual de etiqueta à mesa não é um bicho de sete cabeças, embora pareça. A primeira regra é colocar todos os utensílios geometricamente bem espaçados, isso cria harmonia e já dá um ar naturalmente mais organizado. A disposição dos objetos é feita de “fora para dentro”.
Leio muitos livros e revistas, sigo gente apaixonada pelo assunto nas redes sociais. Então separei alguns exemplos para motivá-las mais ainda. Com algumas dicas e regras de etiquetas, tanto para uma mesa informal, quanto para uma mesa formal. E  no final umas regras de comportamento a mesa. Meninas espero que gostem.




Algumas Regras

- Louça segue a ordem
Ou seja, o prato por cima corresponde à entrada e o mais embaixo é indicado para o prato principal. Deve-se retirar a louça da mesa à medida que é usada.

Garfos do lado esquerdo e facas do lado direito, sempre com o corte virado para dentro.

Os talheres são sempre usados de fora para dentro. Por exemplo, se for servido salada e prato principal, os talheres para a salada devem estar do lado de fora. Vai ficar nessa ordem: garfo de entrada, garfo principal, prato, faca principal e faca de entrada.Garfo de ostras: Se existir marisco no menu, o garfo de ostra será colocado ao lado direito das colheres.Garfo de salada: Se for servida salada depois do prato de carne, o pequeno garfo da salada é colocado ao lado direito do garfo de jantar. Se a salada for servida primeiro, então os garfos terão de ser colocados (da esquerda para a direita): garfo de salada, garfo de peixe, garfo de jantar.






















O prato de aperitivos (normalmente pães, manteiga e molhos; esporadicamente queijos e frios) deve ficar do lado superior esquerdo da louça, com a faca apoiada sobre ele.O pão, cortado em fatias ou em pedaços pequenos, é servido em uma bandeja de pão ou cestinha correspondente.














As taças/copos  podem ser até cinco, colocados de maneira que os menores fiquem à frente.devem ficar do lado direito.Podem ser alinhados com as facas, seguindo a ordem dos pratos. Assim, se você programou servir vinho branco na entrada, a taça correspondente deve estar em frente ao talher certo. O copo para água deve ser colocado acima das facas, atrás das taças de vinho, ao lado coloca-se o copo de champanhe; em frente o copo de vinho tinto e/ou vinho branco e um copo de porto.






























 Os Guardanapos para caprichar, opte por lindos modelos de linho ou algodão, que devem ser dobrados ou presos em porta guardanapos. A posição deles é do lado esquerdo dos garfos ou em cima do prato. Virou moda também, você colocar um guardanapo de papel em cima do de tecido, pra dar um charme.



 




          





                        

Galheteiro limpo e sem marca de gordura pode ir à mesa, ou um vidro de azeite apoiado em um pratinho
Esses da foto abaixo, são spray! Uma maravilha!!









AZEITE_A_MESA




APOSTE:
Jarras e copos coloridos estão super em alta, inclusive de acrílico de boa qualidade.  Bico de jaca é uma sensação!


  Panelas de cerâmica, esmaltadas são a sensação do momento e podem ir à mesa pois além de boas são praticas e lindas!






Um toque de cor! Pratos e travessas coloridas estão super acessíveis, você encontra em lojas diversas e trazem para sua mesa frescor e alegria. Os pratos brancos são um coringa! Ou tenha ao menos uns 6 pratos coloridos. Pra fugir do convencional as vezes!











Jantares formais têm sequência comum
É a seguinte: sopa ou entrada, peixe, main course e, por último, a sobremesa.



Por fim, você pode espalhar arranjos de flores, velas ou outros itens graciosos, para decorar a mesa.
As flores são sempre o melhor complemento de uma mesa de cozinha, desde um simples ramo de flores ou folhas silvestres na mesa diária, até às delicadas rosas sabiamente dispostas na mesa em um dia especial. As flores devem ser colocadas em vasos muito baixos, no centro da mesa, de forma que não perturbem nem atrapalhem a visibilidade. Devem ser evitadas as flores de aroma muito penetrante, pelo efeito que produzem ao se misturar com o dos alimentos.























































































INSTRUÇÕES BÁSICAS

  1. Quando se usa uma toalha de tecido para colocar a mesa da cozinha, tanto se for de algodão como de fibra acrílica, deverá estar sempre limpa, sem usar por segunda vez se houver uma mancha. O mesmo acontece com os guardanapos, que devem ser renovados quantas vezes for necessário. Os jogos americanos individuais são muito práticos e fáceis de lavar e repor.
  2. Os têxteis da mesa de cozinha é simples e apresenta poucas complicações. Bordados lisos e estilizados, com cores sólidas ou desenhos de bom gosto, tanto em tecidos de algodão como de fibra. Esta última que em um princípio parece mais cara, com o tempo vale a pena, pois pode ser lavada e secada com grande facilidade, sem precisar passar.
  3. Ao colocar a mesa da cozinha às vezes não cabem todos os copos, garrafas e vinhos que poderiam caber na mesa da sala de jantar, sendo recomendável usar uma mesa móvel ou similar.









Regras gerais de etiqueta à mesa
Independente do estilo de serviço, algumas regras de etiqueta à mesa são universais. Cito algumas dicas abaixo:


  • 1. Mastigue de boca fechada

    Eu nem precisaria colocar esse item tão essencial na lista. Infelizmente, ainda se vê por aí uma pessoa ou outra expondo o bolo alimentar para quem quiser ver.
  • 2. Não coloque os cotovelos sobre mesa

    Essa atitude passa um ar de desleixo e tira o espaço daqueles que estão ao seu lado. O correto é mantê-los junto ao corpo.
  • 3. Coloque o guardanapo de tecido no colo

    Antes, desfaça as dobras até que fique dobrado ao meio se for grande, ou todo aberto ser for menor. Use-o constantemente para manter os lábios secos e limpos.
  • 4. Use adequadamente os talheres

    •  Toda refeição começa com a utilização dos talheres no sentido de fora para dentro da sua disposição.
    • Use o garfo na mão esquerda e a faca na mão direita do início ao fim. Se você tem muita dificuldade em comer com a esquerda, então coloque a faca na borda superior do prato e pegue delicadamente o garfo com a mão direita. E vá fazendo essa troca até o final da refeição.
    • Se o alimento não necessitar do uso da faca, você poderá usar o garfo na mão direita.
    • Todos os talheres devem permanecer na mesa, mesmo que não usados.
    • Manuseie os talheres com os dedos e jamais os segure na palma da mão cerrada, como se fosse cravá-los sobre um pedaço de carne prestes a fugir do prato.
    • A faca é um objeto cortante e não “empurrante”. Use-a quando tiver algo para cortar.
    • Corte o alimento à medida que for comendo.
    • As facas são exclusivas das carnes vermelhas e aves. Os peixes têm uma faca especial, que apenas ajuda a “limpar” o peixe de espinhas e peles. O restante da refeição (legumes e omeletes, por exemplo) deve ser cortada com o auxílio de um garfo. Massas e saladas nunca são cortadas e sim enroladas ou dobradas.
    • Quando não estiver usando a faca, apoie-a sobre a borda superior do prato, levemente inclinada para baixo, com o fio voltado para dentro.
    • Não fique grudado no garfo o tempo todo. Largue-o enquanto mastiga, conversa ou usa o guardanapo.Deve ficar sobre o prato.
    • Uma vez que você começou a comer, os talheres jamais deverão tocar a mesa.
    • Após a refeição não cruze os talheres dentro do prato! Este é um erro comum segundo regras de etiqueta à mesa e deve ser evitado. O certo é colocá-los em posição perpendicular ao prato, sentido norte-sul; garfo do lado esquerdo, faca do lado direito. Para mostrar que está satisfeito você deve colocar os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato. 
  • 5. Mantenha a postura

    Depois de algum tempo sentado, você poderá ficar cansado e começar a se curvar. Endireite-se discretamente.
  • 6. Dê garfadas pequenas

    Assim você não precisará dar uma pausa muito grande até engolir o alimento para poder conversar. Não é feio falar com alimento dentro da boca (isso se você consegue falar sem cuspir), mas com a boca cheia, sim.
  • 7. Sirva-se aos poucos

    Jamais deixe o prato transbordando. Se você continuar com fome, repita.
  • 8. Pense nos outros que estão à mesa, antes de se servir

    Passe os olhos sobre o alimento e calcule, mentalmente, quantas porções há para cada pessoa. Por exemplo, se você visualizar cerca dez bifes e estiverem oito pessoas à mesa, sirva-se somente um, mesmo que seja pequeno. Mesmo que haja trinta bifes, tenha em mente a regra anterior e você não vai errar.
  • 9. Mastigue devagar

    Mastigue muitas vezes e tranquilamente.
  • 10. Jamais gesticule com os talheres na mão

    Largue os talheres se você gesticula ao falar. E evite gestos bruscos.
  • 11. Espere o anfitrião se servir

    Exceto se ele pedir para você se servir. Se ele não pedir, aguarde até que, pelo menos, a metade das pessoas tenham se servido.
  • 12. Leve o alimento à boca e não o contrário,No caso dos destros, o garfo fica na mão esquerda e a faca descansa sobre a parte superior do prato, sempre com a lâmina voltada para dentro. A faca na borda direita do prato e o garfo na esquerda simbolizam a posição comum de descanso dos talheres.

  • 13. Não corte a massa

    Se é você quem vai preparar o talharim, o espaguete, ou outra massa longa, cozinhe-a inteira e al dente. Na hora de comer não a corte. Na verdade, se for servi-la como único prato, você nem precisa colocar faca na mesa. A massa é comida com garfo. Algumas pessoas dizem que se pode fazer uso de uma colher de sopa para apoiar o garfo durante o processo em que a massa é enrolada. Outras dizem que isso é deselegante. Por via das dúvidas, use somente o garfo. Comece a enrolá-la pelas bordas do prato. Não comece pelo centro, senão a garfada ficará grande demais. Se, ao levar a boca, alguns fios ficarem pendurados, simplesmente corte-os com os dentes.  
  • 14. Dobre a alface e outras folhas

    Faça trouxinhas e coloque-as na boca delicadamente.

     
  • 15. Não pegue carnes com ossos (costela, frango, cordeiro) com as mãos

    Use garfo e faca. Porém, se for um jantar informal, não tem problemas em comer com as mãos.
 


  • 16. Tire o caroço de azeitona da boca discretamente com a ponta do garfo

    E coloque-o na beira do prato, nunca sobre a mesa.
  • 17. Evite ruídos

    • Ao tomar a sopa.
    • Ao tomar os outros líquidos (suco, água, etc.).
    • De talheres raspando no prato.
    • Assoando o nariz, arrotando e outros ruídos semelhantes – nem pensar.
  • 18. Qualquer imprevisto que surgir, resolva no toilette

    Antes de se levantar, peça licença ao anfitrião.
  • 19. Levante-se da mesa somente depois que todos estiverem prontos

  • 20. Ao levantar-se, coloque o guardanapo ao lado do prato

    Não é preciso dobrá-lo.
  • 21. Palitos de dentes nem pensar

  • 22. Se tiver pão para acompanhar a sopa, parta-o e coma com a mão

  • 23. Não erga o prato para tomar até a última gota de sopa,Colheres devem ser usadas inclinadas, para retirar o líquido aos poucos, sem qualquer barulho.

  • 24. Se estiver em um restaurante, não grite para chamar o garçom

    Se não houver campainha sobre a mesa, faça um sinal gesticulando, sem muito alarde.
    Ter boas maneiras à mesa não é frescura, é educação. Então, se você quiser fazer bonito, volte neste artigo tantas vezes quantas forem necessárias, até se familiarizar com tudo o que foi exposto aqui. Agindo polidamente, você será alvo de elogios e admiração.


A etiqueta à mesa não tem segredos: na dúvida, basta prezar pela elegância e discrição. Apesar de nos nossos dias a etiqueta à mesa estar presente apenas em eventos formais, a prática e o treino tornam os movimentos naturais. Mas o bacana é você ter conhecimento sobre o assunto, assim não ficará tão apavorada quando estiver em uma ocasião dessas.






Vejam, um simples café da manhã, pode ter seu charme.







Um almoço de família ou amigos, que graça!




Um jantar, com uma simples sopa. Que encanto.







Jantares temáticos, também são um charme.
Natal, Páscoa, Festa caipira, Dias dos namorados. Sempre temos motivos pra comemorar e encantar com uma mesa linda!
Use sua criatividade, sempre temos algumas peças guardadas para essas ocasiões.



 

 

 

 

 

Agora é só praticar.

Bjs


6 comentários:

  1. Pode-se usar porta-guardanapo com guardanapos de papel?

    ResponderExcluir
  2. Quando usamos o sobre-guardanapo (de tecido ou papel) para dar um colorido à mesa, o que faz-se com ele? Põe no colo? Usa-se para limpar os lábios também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Celeste obrigado pela visita, sim o quardanapo de papel sobreposto ao guardanapo de tecido quando usamos, o de tecido colocamos no colo, evitando sujar a roupa e o de papel utilizamos para a boca.bjs

      Excluir
  3. Quando usamos o sobre-guardanapo (de tecido ou papel) para dar um colorido à mesa, o que faz-se com ele? Põe no colo? Usa-se para limpar os lábios também?

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o artigo! Parabéns! Tirei algumas duvidas! Aliás, toda explicação também está muito elegante!

    ResponderExcluir